Foto de Sora Shimazaki: https://www.pexels.com/pt-br/foto/abdomen-abdome-afro-sozinho-5938367/
Esta frase pode ser bem presente nas vidas das mulheres, mas homens também relatam o mesmo desconforto. E o que fazer então para melhorar?
A mudança de hábito é a atitude principal para manter o bom funcionamento intestinal.
Segundo o consenso de Roma III, constipação é : esforço ao evacuar, fezes endurecidas ou fragmentadas, sensação de evacuação incompleta, sensação de obstrução ou bloqueio anorretal, manobras manuais para facilitar as evacuações e menos de três evacuações por semana. E quando apresenta 2 ou mais destas condições citadas acima já é diagnosticado como constipação intestinal em um período de 6 meses, principalmente se estiver associado ao esforço a evacuação.
A constipação intestinal ou intestino preso, é bem presente também na vida da criança. E ater-se aos sintomas e estilo de vida delas é muito importante para esta história não se arrastar até a fase adulta.
A causa não é clara, mas o que interfere no funcionamento intestinal?
Maior ingestão de alimentos industrializados pobre em fibras
Sedentarismo, associado a exposição frequente a mídias que difunde propagandas de alimentos de baixo valor nutritivo
Pouca ingestão de água
Baixo consumo de frutas, verduras e cereais integrais
Pessoas com diabetes tendem a ter mais prisão de ventre
Uso de laxantes com frequência
Não ir ao banheiro quando sente vontade de defecar
Doenças crônicas do intestino
Como melhorar o funcionamento intestinal?
Aumentar a frequência de ingestão de água e outros líquidos;
Escolher alimentos ricos em fibra solúvel e insolúvel: as fibras insolúveis aumentam o volume do bolo fecal, reduzem o tempo de trânsito no intestino grosso, e tornam a eliminação fecal mais rápida e fácil. As fibras solúveis ficam mais tempo no estômago e proporcionam uma melhor digestão de alguns alimentos, como os açúcares e as gorduras. Além disso, as fibras solúveis aumentam a viscosidade do conteúdo intestinal;
A dieta diversificada e equilibrada em carboidratos, gorduras e proteínas favorece o bom funcionamento intestinal
Ingerir probióticos na forma de alimento (kefir de água ou leite, kombucha, iogurtes, leites, leites fermentados) ou suplementação
Ao escolher a forma de consumir hortaliças, prefira com casca e cruas. E as que necessitarem de cocção, não ultrapasse 3 minutos, para que haja preservação das fibras.
Faça exercícios físicos regularmente, pelo menos 3x na semana
Procure um nutricionista, educador físico, médico para alinhar seu estilo de vida e garantir que o seu intestino funcione bem. Há estratégias especificas para cada indivíduo.
Kommentare