top of page
  • Foto do escritorSabrina Raquel Soares Rodrigues

O passado pode interferir no emagrecimento?

Quem conhece a história da mulher de Ló? Mulher de Ló, mesmo seu nome não sendo citado na Bíblia, ela é conhecida ainda hoje por ter virado uma estátua de sal. Ela olhou para trás e paralisou. Deus havia feito o pedido e exposto a consequência: se olhassem para trás virariam estátuas de sal. Mas o que isso tem a ver com dieta e emagrecimento?



O que leva você a olhar para trás?


1) Como era o seu peso corporal na adolescência, quando ainda era solteira, ou em muitos casos, depois de terem filhos? Este é um dos fatores mais comentados em rodinhas de conversa, quando alguém mostra uma foto antiga. Embora seja um memorial para a vida, este não pode ser o alvo. Pode até voltar a ter o mesmo peso, mas este pode ser melhor, com uma nova mentalidade e maturidade. Ao invés de lamentar sobre o peso que tinha antes, o seu olhar deve ser para o que é preciso ser feito para não estar como hoje, atualmente. Cuide do presente e tenha satisfação em concluir cada degrau de avanço.


2) A sensação de bem estar de quando você era jovem e conseguia vigor para realizar tarefas e exercícios. Realmente é uma sensação prazerosa, mas voltar atrás é impossível. O que é possível hoje independe de ontem. Partir de onde parou é o melhor a se fazer quando pensamos mudanças e transformação. Esqueça como era e busque como você quer ser. Tem muitas histórias de pessoas que na terceira idade, estão bem mais saudáveis e magras, e até com mais músculos, de quando era jovem.


3) Medo. O medo paralisa, e quando pensamos no passado há uma consciência limitada e enganadora de que será impossível haver mudanças. Talvez, você tenha medo de tentar uma mudança e cair, recair. E com certeza, vai acontecer. Mas o que fará para levantar? Você deve olhar adiante e não olhar para trás.


4) A procrastinação te leva todas as vezes para o passado. Ela deixa para amanhã o que tem pra fazer hoje e este amanhã, por vezes nunca chega, porque ele é não é o ideal. Se você deixar para depois o perder peso, mudar o estilo de vida e fazer exercícios, você vai se encontrar mais sedentária, com mais peso e também com algumas doenças. É sério! Decida a agir e mudar hoje!




A transformação é o fim ou pode-se dizer, resultado do cumprimento do objetivo. No entanto, para ocorrer transformação, é crucial ter a dependência de vencer todas as recaídas que acontecem enquanto vivemos cada mudança. As recaídas são naturais, mas o retrocesso não. O retrocesso, voltar ao passado, é ruim porque ele não te dá a força necessária para evitar a paralisia. A verdade é que o passado te prende e não deixa avançar, porque você não se adequa ao que não está vendo. E por isso é tão difícil.


É necessário evitar esta paralisia com atitudes mensuráveis. Como resistir o olhar para trás?


1) Se não come frutas: consumir pelo menos 1 fruta por dia


2) Não gosta de água: aumente 1 porção de água de 300ml ao dia e associe chás sem açúcar, água saborizadas (com furtas picadas, ervas) até que venha substituir estes por mais volume de água.


3) Sedentarismo: fazer de 3 a 4 minutos ao dia e ir progredindo para 10, 20,30 e 40 minutos diariamente. Caso não consiga diariamente, separe dois dias na semana e faça 40 minutos de exercícios (com o peso do corpo, acessórios de musculação em casa, caminhada, natação, hidroginástica, pilates, alongamento). O importante é ver progressão de tempo, intensidade, carga e frequência. Saia do sofá!


4) Perca peso hoje mesmo que seja pouco. Se não começar agora, daqui uns anos serão 5-10kg a mais.


5) Durma mais cedo. Antecipe 30 minutos do seu horário habitual e vai ajustando até conseguir ter pelo menos 7-8 horas de sono. Faça isto por uma semana e vá evoluindo.


6) Ande com pessoas que te anime! Não ouça as pessoas que não querem a mesma coisa que você. Na verdade, peça ajuda para aqueles que confia! Se necessário, abstenha de amizades que só te levam a ir contra seus objetivos.


7) Decida todos os dias a ter a vida que você quer ter. Se falhar, retome!





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page