top of page
  • Foto do escritorSabrina Raquel Soares Rodrigues

Máquina do Tempo




Ontem, minha filha me perguntou quais poderes eu gostaria de ter, e caso pudesse escolher. E eu fiquei pensando e pensando e disse: - Queria ter o super poder de voar, e ela, rapidamente, disse que queria ser como uma máquina do tempo, para poder ir em qualquer tempo e ver a história. Achei a ideia o máximo e logo pensei sobre o que eu deixei de fazer enquanto ainda era jovem a respeito da minha saúde. E se a gente fosse uma “máquina do tempo”?

Fui uma adolescente que não passava protetor solar e muito menos pensava se eu deixasse de comer frutas ou tomar leite, se iria causar-me algum dano. Minha mãe sempre me alertava, mas eu não seguia tudo. Cresci um pouco mais e fui melhorando a variedade de alimentos e melhorou ainda mais quando fui fazer nutrição.

Hoje, pensando nesta máquina da do tempo, podemos ver que a ciência dos alimentos está muito enriquecida em conteúdo que nos revelam o quanto ainda podemos melhorar nossa alimentação, e ainda assim, termos longevidade. O que é longevidade? Dicionário Oxford descreve: característica, qualidade de longevo; duração da vida (de um indivíduo, de um grupo, de uma espécie), mais longa que o comum.


Quem não gostaria de ter estas características de longevo, duração de vida mais longa do que o comum? Acredito que podemos nos dispor a mudanças no estilo de vida para viver isto a partir de hoje. Não importa a sua idade, vamos começar?


Dicas para longevidade:
Seja alegre durante o percurso e não somente quando alcançar o objetivo;
A hidratação é muito importante para a saúde da pele e órgãos internos 
Alimentação rica em antioxidantes como castanhas, sementes, peixes, ovos e vegetais cozidos e crus trazem resultados maravilhosos. Vitamina C (frutas cítricas, tomate, acerola, cupuaçú), Beta-caroteno (vegetais vermelhos, alaranjados e ver-escuros), zinco (carnes bovinas, pescados, leite, grãos integrais, castanhas e sementes como chia, linhaça), flavonóides (uva, frutas vermelhas, nozes, brócolis, espinafre, couve, cebola, vinho tinto, chás, café), selênio (castanha-do-Brasil, grãos integrais e amendoim e nozes);
Escolha sempre comer de todos os grupos de alimentos, carboidratos, proteínas e lipídeos na quantidade correta para você. Alimentação saudável é balanceada nestes macronutrientes citados e também colorida, pois contém uma grande variedade de vitaminas e minerais e também substâncias bioativas necessárias para o nosso corpo.
Alimentos ricos em fibras auxilia na prevenção de prisão de ventre, obesidade, diabetes, câncer de cólon, úlceras e doenças cardíacas.
O consumo de isoflavonas (está na soja) tem sido indicado a partir de diversos estudos feitos com homens e mulheres por prevenir cânceres de mama e próstata. O Japão é tido como o pais de população mais longeva, devido a dieta seguida de geração em geração. Segundo a OMS, este pais será o com mais idosos no mundo, cerca de 31% da população. Não só pela forma de natalidade escolhida, mas pela dieta que segue e estilo de vida.

Em outro artigo falaremos da dieta mediterrânea e suas influencias na longevidade.


Quando buscamos uma constância nestas novas mudanças na alimentação, exercício e na saúde emocional, só colheremos o resultado de termos longevidade, poderemos viver um pouco mais que a nossa vida hoje teria a chance de ter.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page