top of page
  • Foto do escritorSabrina Raquel Soares Rodrigues

Festas de fim de ano e emagrecer, combina?


Muitas pessoas passam o ano todo vivendo seus dias e vão percebendo que estão até perdendo algumas roupas por aumento do peso. E quando chega ao fim do ano, se desesperam e querem correr contra o tempo, fazem loucuras para perder o peso que passou os outros 340 dias engordando. Porém estes últimos 15 dias que restam, podem sim ser fundamentais para alinhar a mente e o corpo ao propósito de um corpo saudável, porém, sem exageros e restrições alimentares que vão impedir de desfrutar socialmente destas festas que unem famílias, amigos...


Nossas escolhas já foram feitas durante o ano de 2021, algumas delas foram feitas na emoção, ou porque era a única opção. Mas quero apresentar a você neste texto soluções para fazer novas escolhas durante as festas de fim de ano e com certeza, seus últimos dias serão governados pelas suas escolhas de maneira consciente e intencional para um corpo saudável favorável para começar a emagrecer.


DICAS ASSERTIVAS PARA EMAGRECER:


Ingestão de Frutas e Vegetais


Aumente a ingestão de vegetais e frutas. Quando comemos mais fibras, ganhamos mais saciedade e estas ajudam a formar mais ácidos graxos em nosso intestino e garante mais saúde intestinal. Esta ingestão é importante para combater a flacidez da pele no processo de emagrecimento, melhorar o trânsito intestinal e diminuir o LDL (o colesterol ruim circulante no sangue).


Moderar a ingestão de gorduras

Modere a ingestão de saturadas que estão presentes em produtos industrializados como a manteiga de leite, óleo de coco e banha de porco. Esta gordura é prejudicial ao coração quando consumida além de 10% do valor calórico da dieta. Não é porque algumas delas são saudáveis que podem ser consumidas de forma livre.


Exercícios Físicos

Faça exercícios físicos, pois eles ajudam no déficit calórico e melhoram as condições de saúde em geral.


Coma sem culpa!

Cuidado com doces e pães e produtos integrais ou sem glúten, sem açúcar. Por que? Porque eles também contém calorias e não podem ser consumidos livremente. O consumo deve ser moderado, mesmo que seja todos os dias. Se for escolher um doce, escolha chocolates acima de 60% cacau por conter mais fatores nutricionais benéficos (ricos em antioxidantes) e menos açúcar.


Comportamento equilibrado durante as refeições

Na hora das refeições perceba o alimento, sua textura, temperatura e coma devagar. Mastigue bem e solte os talheres sobre o prato. Descanse enquanto come! Evite comer assistindo televisão ou com o celular à mesa e coloque no prato a porção que está em seu plano alimentar.


Hidrate-se assim que acordar Precisamos de pelo menos 35ml / kg de peso / dia de água.


Noite de sono tranquila

Refere-se a ir para o quarto sem telas (tv, tablets e celular).


Não vá às festas com fome.

Este é um grande vilão das festas, chegar e comer tudo e mais um pouquinho. Não é fácil estar diante de um banquete de variedades e não ceder a tudo que é oferecido. Por isso, a chave nesta hora é controlar a fome antes. Como? Frutas com cereais integrais, podendo ou não adicionar iogurtes naturais, uma ou duas doses de whey protein (proteína do soro do leite) ou proteína vegetal, batido com suco sem açúcar ou água, ou até mesmo um chá de hortelã com 3 bolachinhas integrais de sal podem ajudar a controlar a fome.


Tenho inúmeras receitas que podem auxiliar a elaborar cardápios rápidos e simples de fazer. Confira dicas no meu Instagram ou ainda no site da Vianda Fit Comida Saudável Congelada.




RECEITA SAUDÁVEL DE ALMOÇO OU JANTAR:


Purê de abobora com guisado de carne moída e arroz de couve flor



ARROZ DE COUVE-FLOR:

- Couve flor fresca: 4 pedaços

- Alho e sal a gosto

- Azeite : 1 colher de chá


Modo Preparo: Triture a couve flor no processador até fica tipo uma farofa. Use uma frigideira antiaderente para refogar o alho no azeite. Adicione a couve flor e o sal e mexa delicadamente por 3 minutos. Desligue o fogo e reserve


GUISADO DE CARNE MOÍDA

- 120g de carne moída

- 2 colheres de sopa de batata cortada em cubos

- 2 colheres de sopa de cenoura cortada em cubos

- 1/2 Tomate cortado em cubos sem sementes

- 1 colher de sopa de ervilha fresca

- alho e sal a gosto

- ervas frescas a gosto


Modo de preparo: Em uma panela, refogue a carne moída com os temperos a sua preferência até ficar douradinha. Adicione os vegetais cortados e um pouco de agua e deixe cozinhar, por 10 a 15 minutos em panela tampada. Quando os vegetais estiverem cozidos, desligue e já está pronto.


PURÊ DE ABOBORA MADURA (CABOTIÁ)

- Abobora cabotiá cortada em cubos: 1 fatia média

- Alho e sal a gosto

- azeite para refogar: 1 colher de sobremesa


Modo de preparo: Cozinha a fatia de abóbora e amasse e reserve. Doure o alho e os temperos de sua preferência no azeite e coloque a abóbora amassada e mexa delicadamente. Se quiser o purê mais líquido, acrescente uns 50 ml de água e mexa bem até ficar uma massa uniforme.


Este prato você encontra também em nossa página de produtos:




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page