top of page
  • Foto do escritorSabrina Raquel Soares Rodrigues

Enquanto sou jovem!


Quem aqui já foi adolescente um dia ou ainda é? A juventude nesta idade não é nada forçada por cremes faciais ou protetores solares simplesmente ela existe de maneira deliberada. Porém, estudos nos falam de uma nova fase chegando ou ainda digo, antecipando rugas, problemas de doenças crônicas não transmissíveis, exemplo: diabetes, hipertensão, obesidade, câncer e dislipidemias (alterações no perfil da gordura do sangue).


O fato de muitos adolescentes hoje, na pandemia, não estarem envolvidos na educação física da escola, academias de natação para a idade pois, ora abertas, ora fechadas) predispõem estes jovens à doenças que encontramos em adultos.

E é um risco evidente, porque mais de 70% das mortes em adultos tiveram sua origem na fase inicial na adolescência. Entre vários motivos estão uso de tabaco, consumo de álcool, alimentação inadequada e sedentarismo. (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar nas capitais brasileiras nas edições de 2009 e 2012, realizada com adolescentes do 9 ano tanto de escolas privadas quanto pública).


O consumo de hortaliças e frutas é bem menor nesta faixa etária devido as escolhas que fazem e este consumo reflete também o hábito alimentar, positivamente ou negativamente. O quanto este adolescente permanece fora de casa, também influencia na ingestão de uma alimentação saudável pela convivência com amigos, longos períodos na escola ou ainda, com brincadeiras e distrações na rua.



Qual seria a melhor conduta para atrair adolescentes a escolher padrões de alimentação saudável e também realizar atividade física regularmente?


  1. Disponibilizar frutas : principalmente as frutas da época. Estudos apontam que uma prolongada redução no consumo de frutas e hortaliças, traz, como consequência, o retardo no desenvolvimento de adolescentes, com diminuição da capacidade de aprendizagem, baixa resistência e maior suscetibilidade a infecções e doenças. Escolha sempre mantê-las higienizadas e de fácil acesso.

  2. Aumentar consumo de fibras: pois atuam na redução do apetite, no aumento da saciedade, na diminuição de gorduras elevadas no sangue e retardo da absorção de carboidratos após as refeições, diminuindo picos de glicemia elevada. Apresentar bolos, pães, biscoitos caseiros com reduzida quantidade de açúcares e aumentando aporte de fibras com: psyllium, aveia, painço, linhaça, chia e farinha integral.

  3. Variar formas de apresentar hortaliças e verduras para aumentar a atração visual da refeição e também dar experiências em relação ao paladar. Acrescentar molhos ricos em fibras, vitamina C e proteicos.

  4. Incluir nos lanches da manha e da tarde: Pipoca e filme (hehehe), piquenique em família com pães integrais, frutas e brincadeiras. Faça tudo em casa ou compre de pessoas que você sabe como é feito: bolachas, pães, saladas de frutas e bolos integrais. Além de promover a unidade da família, este momentos trazem bem-estar e os níveis de ansiedade vão diminuindo.

  5. Incentivar a atividade física fazendo junto com eles. Pais colaboram quando se dispõem a realizar estas atividades com seus filhos

  6. Acrescentar aos temperos de refeições salgadas ervas frescas e diminuir a ingestão de sal das preparações e também evitar o uso na mesa. Evitar também o consumo de industrializados em casa e nas escolas para ajudar a diminuir ingestão de sódio que vem destes produtos porque contribui para a proteção de aparecimento de doenças cardiovasculares.

  7. Prepare as refeições com os seus filhos.

Dicas de Receitas para os adolescentes:


  • Salada Quente

Ingredientes para 1 pessoa:

- 1 unidade batata inglesa média cortada para batata rústica

- 4 pedaços de brócolis ninja

- 4 rodelas de cenoura

- 4 tomates cereja

Temperos: a gosto. Sugestão: orégano, uma pitada de sal na batata


Modo de preparo:

Enquanto começa a preparar os vegetais, pré-aqueça o forno a 200 graus. Cozinhe as batatas, a cenoura e o brócolis no vapor por 5 minutos e logo em seguida leve ao forno com um fio de azeite e asse até ficarem as batatas ficarem douradas.

Sirva em seguida ainda quente.

  • Vitamina de frutas funcional e energético

Ingredientes para 1 pessoa:

- 1 Xícara de leite integral

- 1/2 banana de sua preferência

- 1/2 maça

- 1 colher de sobremesa de aveia em flocos finos

- 1/2 colher de cafezinho de canela em pó


Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida para não escurecer pelo processo de oxidação das frutas que ocorre naturalmente. Se preferir bem gelado, congele antecipadamente as frutas e leve ao liquidificador ainda congeladas.



Comments


bottom of page